O agendamento geralmente é feito pela transportadora após o fornecedor ter validado as notas fiscais. Nesse processo, o transporte poderá ser feito por várias modalidades. As principais são:
- FOB: (Free on board) – Custo de transporte por conta do Home Center.
- CIF: (Const, Insurance and Freight) – Custo de transporte por conta do Fornecedor.
Para a modalidade FOB, a transportadora deve possuir um contrato com a Business Integrator, pois necessitam fazer o upload do CTe para validação e conclusão do agendamento.
Caso a modalidade seja CIF, a transportadora não precisa fazer o envio do CTe para a validação do agendamento.
OBS: Caso alguma NF seja emitida com a modalidade de frete errada, o FORNECEDOR deverá realizar uma carta de correção, alterando a modalidade, e enviar para à de suporte Business Integrator através de um Chamado. A carta deverá ser anexada ao chamado para que possa ser alterada a modalidade.
Possíveis erros na validação do agendamento:
Notas Fiscais não possuem data de agendamento compatíveis: Verificar se a remessa das Notas Fiscais possuem datas compatíveis entre si, permitindo o agendamento em conjunto.
Não foi possível localizar o Conhecimento de Transporte: Pedir para a transportadora fazer o upload do CT-e para validação e verificar se o documento foi validado de fato.
Veículo informado é divergente do CTe: Verificar o veículo selecionado, pois o mesmo está divergente do que foi informado no CTe.
Ao clicar em validar, o log da validação não é exibido: Verificar se alguma categoria foi selecionada. Caso nenhuma tenha sido selecionada, solicitar ao Home Center que cadastre o fornecedor na categoria necessária.
Tipo de entrega não existente para Local de Desembarque: Verificar os Locais de Desembarque e se o Tipo de Entrega é contemplado. Caso não seja, entrar em contato com Home Center comprador e solicitar o ajuste.
Limite ou Capacidade excedido: Os limites que são parametrizados nos Locais de Entrega e/ou Local de Desembarque foram excedidos. Entrar em contato com o home center comprador.